O que preciso saber antes de criar um site?

Crie seu Site

O que eu preciso saber antes de criar um site?

Se você esta com a ideia de criar um site pela primeira vez, alguns fatores importantes que você deveria saber antes de criar um site são:

Por que você quer um site na internet?

O website é um intermediador entre você e uma outra pessoa e ele pode lhe ajudar a entregar diversas funções. Uma forma para nós simplificarmos as possibilidades que o website pode oferecer é descrevendo alguns propósitos e tipos de web site que existem na internet, eles são:

  1. Institucional: Um site sem a preocupação de estar gerando muito conteúdo. Seria um cartão de visitas ou um ponto de contato da empresa na internet para divulgar suas informações basicas e não visam a venda direta na web.
  2. Informações: Um website preocupado com geração de conteúdo. Veículos de mídia como jornais, revistas, agências de notícias, blogs e podcasts.
  3. E-commerce: Um site que é uma loja virtual. Nela você vai ter como objetivo principal a venda de seus produtos.
  4. Redes sociais: Um site onde os usuários se comunicão com outros usuários. As pessoas se encontram e compartilham valores e objetivos comuns.
  5. Portais: São sites que distribuem diferentes tipos de conteudo.
  6. Aplicações: Sites que oferecem programas para processamento de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagem, softwares, agendas, etc.

Qual o seu objetivo?

Faça uma pesquisa do tipo de website que você quer criar. Encontre sites que você gostaria de criar e assim você começa a determinar seus objetivos.

Objetivos complexos são difíceis de executar. Escolha apenas uma parte do seu projeto e TESTE. Veja se ele funciona e analise o que você pode melhorar. Teste sempre e continue melhorando. Se você conseguiu testar e obter resultados, então é hora de por a mão na massa!

O que você quer ganhar com isso?

O Google é hoje a maior impressa da internet, por quê? Porque ela ajuda que as pessoas encontrem o que elas querem. Simples!
Então se você pensa em ganhar algo na internet, você precisa que as pessoas te encontrem. Todo o planejamento e custo do projeto podem variar dependendo de como você vai querer que essas pessoas te encontrem.

  1. Site Institucional não tem como objetivo um alto retorno financeiro direto pela web.
  2. Site de Informação e Portais podem gerar espaços publicitários ou funcionar como um marketing de conteúdo para a empresa gerando possíveis clientes.
  3. E-commerce é uma loja virtual.
  4. Redes sociais são excelentes para criarem uma relação com seus clientes.
  5. Sites com Aplicações vendem diretamente o uso de seus programas para seus clientes.

Quanto você quer gastar com a Internet?

Quanto mais complexo o seu projeto mais caro ele vai ser. Sempre leve em consideração testar algumas variáveis de seu projeto antes de inicia-lo. Teste, analise e teste novamente.
Sempre inicie o seu projeto com apenas uma variável e conforme os resultados forem aparecendo agregue mais projetos.
A internet lhe dá a vantagem de ter vários projetos ao mesmo tempo. Lembre-se alguns deles não vão dar certo. No inicio, onde seus investimentos serão maiores que seu retorno, use uma escala de 0 a 10 para medir quanto de seus objetivos foram alcançados e se justificam seus gastos.

Toda ação gera um resultado. Na Internet suas vendas não são os únicos resultados que podem ser medidos. Utilize diferentes métricas para medir seus resultados.

Com quem você quer trabalhar?

Para Site Institucional e Redes sociais você pode facilmente criar seu site sozinho, mesmo que você tenha outras tarefas.
Site de Informação, Portais, E-commerce e Sites com Aplicações vão depender do tamanho do seu projeto. Você pode gerenciar sozinho, porém em alguns casos você pode necessitar de uma dedicação integral ao projeto e até mesmo de grandes equipes.

Todas as vezes que você procurar uma agência de Webdesign para criar um site, esse trabalho tem um período de inicio e fim. Após esse período o contrato entre vocês termina. Avalie bem suas necessidades no projeto, porque se você precisar manter uma relação constante com seu Webdesign, você terá mais custos implicados no seguimento do projeto. Em alguns projetos seria melhor ter um planejamento com seu Webdesign e depois alguém responsável em executar o planejamento dentro de sua empresa.

Monte seu plano de negócios

Nós recomendamos o uso do Business Model Canvas – você pode encontrar vários videos explicativos na net. Clique aqui para saber mais!