6 Coisas que você vai precisar para montar um site

Hoje você precisa muito pouco para montar o seu site. Dependendo do tamanho de seu projeto não é necessário a contratação de um webdesigner. Para projetos pequenos e medios, eu recomendo que você use um projeto do wordpress, por causa dos custos, manutenção, tempo de execusão e da qualidade final do projeto. Caso o seu projeto se torne muito grande, então você pode ir agregando mais pessoas.

Lembre-se de que montar um site é como montar uma empresa, ela pode ser uma fabrica ou apenas uma barraquinha.

As 5 coisas que você vai precisar para montar um site são:

1.  Organizar suas Ideias

  •               Determine o que você precisa
  •               Faça um plano de negócios
  •               Organize seu conteúdo

2. Abrir uma conta no Gmail
3. Comprar um Domínio
4. Comprar um espaço para hospedagem
5. Sistema de Gestão de Conteúdo
6. Tema ou Template

1.  Organizar suas Ideias

Esse é o fator determinante para a montagem do seu site. Caso você não tenha conhecimento do assunto é aqui que seu projeto pode falhar. Os erros comuns são a falta do dimensionamento do site (querer uma site tão complexo que depois não há como usa-lo), falta de conteúdo e manutenção.

2.  Abra uma conta no Gmail

6 Coisas que você vai precisar para montar um site

É muito importante ter um Gmail, pois através dele você terá acesso a vários produtos e serviços gratuitos ligados a essa conta e vale lembrar que o Google adora quando você usa seus produtos!

Além do email, você também terá Google Plus, Youtube, Analytics, Webmaster Tools, Google Business, Google Maps, Google Drive, Calendar, Aplicativo de Tarefas, Adsense e mais. Saiba mais aqui.

Existem dois serviços um gratuito e outro pago (USD 5,00 por mês e a possibilidade de usar seu domínio no email – nome@gmail.com X nome@seudominio.com )

3.  Compre um Domínio

6 Coisas que você vai precisar para montar um site

Domínio é um nome da sua página de internet.

Você pode escolher entre vários tipos, os mais comuns: .com .com.br  .net .org  .info

Os mais novos:  .photography .club .tv .rocks .city .life .solutions .nija .website

Faço a sugestão para que você escolha um nome curto e sugiro que compre por 10 anos (isso pode somar alguns pontos no Google).

Recomendo que você compre o domínio fora de qualquer pacote, assim no futuro você terá maior liberdade de mudar de hospedagem.

Eu recomendo o site GODADDY.COM

4. Host ou Hospedagem

 

Hospedagem é o local aonde você vai guardar sua página, seu conteúdo, fotos e videos. A partir desse Host a sua página será distribuída na internet para todos os usuários.

Existem basicamente dois tipos de host:

  1. Shared Host – Hospedagem Compartida
  2. Dedicated Host – Hospedagem Exclusiva

Em resumo, a hospedagem compartida lhe dá vários serviços gratuitos, um baixo valor por mês e o mais interessante é poder hospedar quantos sites você quiser, a desvantagem é que você pode ter um comprometimento na velocidade para sua página carregar. Saiba mais sobre host.

Se você estiver iniciando, eu altamente recomendo um shared host, caso no futuro você venha a ter muito tráfego em sua página, então você pode mudar para um Dedicated Host. Se você estiver pensando em montar um e-commerce talvez seje necessário você inciar com uma Hospedagem Exclusiva.

6 Coisas que você vai precisar para montar um sitePor uma recomendação da própria comunidade do wordpress, eu sugiro que você use o BLUEHOST.COM Em uma pesquisa, eu encontrei diversos reviews avaliando os melhores host disponivéis, o bluehost esta sempre entre os melhores e em algumas era considerado o melhor host.

Clique através da página oficial do wordpress.org e eles receberam uma doação do bluehost. Lembre-se que o wordpress.org é uma empresa sem fundos lucrativos e eles estão lhe oferecendo uma estrutura de gerenciamento para sua página de internet de forma gratuita, vale a pena dar um apoio aos caras!

5.  Sistema de Gestão de Conteúdo

WordPress é um Sistema de Gestão de Conteúdo – SGC, (em inglês Content Management Systems – CMS). Com ele você poderá criar, editar, inserir conteúdos, administrar, distribuir, publicar e sem a necessidade de programação de código.

O WordPress é totalmente gratuito.

6.  Temas ou template

6 Coisas que você vai precisar para montar um site
Tema é o layout ou design para seu site. Existem várias opções gratuitas e outras pagas. Eu recomendo que você comece com uma gratuita.